Edit Template

Procedimentos
de segurança

Cuidados gerais:

  • Equipamentos de proteção individual (EPIs): Sempre será obrigatório o uso de EPIs (Equipamento de proteção Individual) na operação com as escovas conforme estabelecer a CIPA e a Norma Regulamentadora 6 NR6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI Disponível em: Clique e veja o manual completo.
  • Verifique as condições da escova: Verifique se a escova está em bom estado, isto é, sem fios amassados/danificados. Verifique, também, se o corpo de aço da escova (estampas, abas ou canaletas), a recravação e a rosca estão íntegros, ou seja, sem amassados, rachaduras. No caso das escovas emborrachadas, conferir se a borracha não está quebradiça ou ressecada.
  • Verifique as condições do ambiente de trabalho: Manter a escova e o ambiente de trabalho limpos é sempre uma orientação válida para os procedimentos que envolvem escovas. Isso por causa dos tipos de serviços que elas costumam ser submetidas. De fato, sempre envolvem, atrito, desgaste, fuligem, poeira, resíduos, etc. Desse modo, manter o ambiente de trabalho e a superfície em que a escova trabalhará sempre limpos, certamente confere uma boa estratégia procedimental. Mesmo porque poderá melhorar a qualidade do trabalho e, também, a vida útil dos equipamentos envolvidos.

Cuidados específicos – Escovas Rotativas (Radiais e Axiais)

  • Cuidados específicos – Escovas Rotativas (Radiais e Axiais)
  • Velocidades (RPM – Rotação por minuto): Ajuste a velocidade da máquina de acordo com o material e a aplicação. Utilizar sempre o RPM sugerido pelo fabricante da escova.
  • Compatibilidade da escova com o diâmetro do eixo: o diâmetro do eixo da máquina pode não comportar o peso e o tamanho da escova. Então o usuário deve instalar uma escova cujo o peso e o diâmetro sejam compatíveis com o eixo da máquina. Quanto maior for o diâmetro externo e a espessura da escova, maior deverá ser o diâmetro do eixo em que a escova trabalhará.
  • Fixação (l) – compatibilidade dos adaptadores: A maior parte dos problemas de rendimento, vibração ou mal funcionamento advém da má fixação da escova no eixo. Portanto, no caso de utilizar adaptadores deve-se usar sempre os adaptadores da mesma marca e assegurar que o furo do adaptador é compatível com o diâmetro do eixo em que a escova trabalhará. Quando a espessura e o peso e o da escova são muito maiores do que o comum, é recomendado utilizar o furo diretamente no eixo da mesma medida, ou seja, sem a redução. 
  • Fixação (ll) – como apertar a escova: garantir, SEMPRE, que a escova será travada no eixo por meio de uma arruela, porca e contraporcas. Deve-se garantir que as arruelas e as porcas SEMPRE exercerão a pressão na lateral da escova. As porcas e contraporcas JAMAIS poderão exercer a sua pressão no adaptador.
  • Fixação (lll) – maior segurança e maior desempenho: Para explorar 100% daquilo que a escova pode oferecer, o usuário pode optar por fazer, em sua ferramentaria, um par de flanges. Esse par de flanges realizará duas funções simultaneamente: (1), adaptará diretamente o diâmetro do furo da escova ao diâmetro do eixo e, (2) descarregará toda a pressão da porca e contraporca na flange que por sua vez descarregará toda a pressão, de forma homogênea, na lateral da escova. Essa opção é a mais recomendada para escovas cilíndricas. (* Essa orientação vale apenas para as escovas de caráter radial como as escovas circulares, reforçadas, aneis, emborrachadas, mini, etc. elas não são válidas para as escovas axiais ou combinadas como as escovas copo ou cônicas)

Cuidados específicos – Escovas de Fita

  • Verificar a fixação (para as escovas de fita): Há diversas possibilidades de fixar as escovas de fita independentemente da aplicação. As fixações podem ser feitas, parafusando-se as abas, acoplando a encaixes ou grampos. Todavia, é importante assegurar que as escovas estão bem fixas em seus pontos de ancoragem.

Cuidados específicos – Escovas Tubulares

  • Verificar a fixação: é necessário verificar se a escova está bem alinhada no mandril e quando a escova tiver parafuso na haste, conferir se a medida é compatível ao encaixe.
  • Velocidades (RPM – Rotação por minuto): Ajuste a velocidade da máquina de acordo com o material e a aplicação. Utilizar sempre o RPM sugerido pelo fabricante. Para as escovas tubulares a recomendação é 550 RPM para hastes de até 200mm.

Cuidados específicos – Escovas Manuais

  • Jamais manusear escovas com máquinas em movimento.
Logo Escotec Escovas

Estabelecida no mercado, a Escotec Escovas Industriais é reconhecida como referência em Escovas Técnicas por sua alta qualidade e excelente desempenho.

Além de nossa linha de escovas, desenvolvemos e produzimos escovas sob encomenda.

Edit Template